top of page
Inscrições fechadas!

Início das aulas no dia 25 de março de 2024, às 20h (Brasília, Buenos Aires) e às 18h (Cidade do México, Bogotá)
Duração do curso: 4 encontros.

 
solc.png
PROPOSTA

A ideia do curso surge de uma inquietação pessoal. De uma crítica pessoal sobre como eu critico as críticas, ou seja: surge de uma autocrítica. Essa tinha muitos conteúdos - a gente às vezes pega pesado consigo mesmo - mas não tinha uma forma concreta, não tinha um impulso proativo de onde partir e seguir construindo o mundo - ou uma práxis, como quiserem. Tudo começou com um livro que está fora do conteúdo do curso, mas que moldou o meu entendimento como pesquisadora dentro das ciências sociais, no Brasil e sobretudo como alguém que pensa a partir de Salvador, cidade capítulo à parte de nossa história. O livro é: "Introdução ao estudo do método de Marx", do prof. José Paulo Netto. Eu acho esse livrinho uma legítima prova do legado de intelectuais orgânicos (expressão de Gramsci) que o querido Marx deu conta de nos deixar. Ele é o meio de campo entre o que quero debater do "Manifesto do partido comunista" como texto do século XIX e o capítulo "Uma noite no cinema" (do livro: O capita está morto) como texto do século XXI, tendo como fio condutor duas frases de um e de outro, que são: 


"Será necessária inteligência profunda para entender que, com a mudança das condições de vida das pessoas, de suas relações sociais, de sua existência social, também se modificam suas representações, concepções e conceitos, em suma, também sua consciência?" (Marx; Engels)


"Parte da luta de nosso tempo  é ver um interesse de classe comum em todos os tipos de criação de informação, seja nas ciências, tecnologia, mídia, cultura e arte."(Wark)


É um curso sobre autocrítica e práxis.

É sobre nós e o mundo.

Programa do curso:

  • 25/mar/24, Filme: O jovem Marx, de Raoul Peck (ousadia com profundidade)

  • 08/abr/24, Texto: Uma noite no cinema, de Mackenzie Wark (o resgate da ousadia com profundidade)

  • 22/abr/24, Livro: O manifesto do partido comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels (a prática da ousadia com profundidade)

  • 08/mai/24, Debate deriva: crítica da crítica crítica (o exercício da ousadia com profundidade)

 

Material do curso:

20201014_113702-01.jpeg
Solange
Valladão

Baiana de Salvador, arquiteta e urbanista; doutoranda em arquitetura e urbanismo, na área de Gestão de Bens Patrimoniais. Pesquiso as mudanças ocorridas no século XXI, na relação entre os poderes públicos, financeiros e populares, que movimentam as disputas por patrimônio urbano no Centro Histórico de Salvador. Especialista em Artes Visuais - Cultura e criação e em Fotografia; desenhista, roqueira e aquariana. Me interesso por: feminismo contemporâneo; arte, fotografia, música e literatura enquanto produções independentes e coletivas; patrimônio e cultura enquanto iniciativas sociais, feministas, políticas, ambientais, tecnológicas e educativas, que sejam populares, críticas, proativas, transformadoras e insubmissas.

bottom of page