Clica aqui para te inscrever.
Início das aulas no dia 14 de setembro de 2022, às 20h (Brasília, Buenos Aires) e às 18h (Cidade do México, Bogotá)
Duração do curso: 4 encontros quinzenais.
CR-4.2 A DÍVIDA. DAVID GRAEBER. SEGUNDO MÓDULO.
PROPOSTA
Seguimos com o curso de leitura do livro Dívida: os primeiros 5 mil anos, do antropólogo David Graeber. Neste segundo módulo, conversaremos sobre os 4 últimos capítulos. Não é necessário, contudo, ter participado dos primeiros 8 encontros, realizados no primeiros quadrimestre, já que a divisão em duas partes se justifica. Os 4 capítulos finais tratam, particularmente, dos ciclos históricos de maior duração, "eras" ou "idades", começando pela Idade Axial, passando pela Idade Média e pelo período dos grandes impérios capitalistas até alcançar o ciclo em que nos encontramos hoje, cujo desfecho ainda é desconhecido (mas o autor dá boas sugestões sobre seus desdobramentos, a partir do exame dos ciclos anteriores).
Sobre o livro:
Um livro de antropologia do tipo que poucos ainda ousam escrever, Dívida, de David Graeber possui características de uma enciclopédia, seja pelo número de fontes e referências, ou mesmo pela proposta de abordar “os primeiros 5000 anos” de relações de débito e crédito, em várias partes do mundo (notadamente, no Velho Mundo, pois o livro fica devendo, por assim dizer, uma análise dos mesmos fenômenos tais quais ocorreram nas três Américas...). O livro se desenrola em torno de uma questão muito maussiana, a saber, de que forma relações em que as pessoas são moralmente “obrigadas a retribuir” passam a ser quantificadas e medidas (e por isso, ficam passíveis de serem cobradas por meio de coerção física)? Para Graeber, sempre que se perde de vista, numa relação de débito-crédito, quem deve o que a quem, a relação fica exposta à imposição de um domínio: o credor assume o poder, geralmente ao mesmo tempo em que o devedor passa por um processo de aviltamento moral.
Calendário de encontros
- 1º encontro: quarta-feira, 14 de setembro
- 2º encontro: quarta-feira, 28 de setembro
- 3º encontro: quarta-feira, 12 de outubro
- 4º encontro: quarta-feira, 26 de outubro.
Idioma das aulas: português
Idiomas de comunicação geral: português e espanhol
Vicente
Cretton
Professor da Universidade Federal de Viçosa e doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). É associado à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sua especialidade é etnologia indígena.